Clay circula por São Paulo com o
violão debaixo do braço e tocando pelas ruas, como tantos outros. No peito o
anseio de viver de música, de mostrar a arte para uma quantidade maior de
pessoas, de vencer usando o talento. É com essa trama que o designer e
ilustrador Ryan Smallman estreou no final de 2018 com “Busker”,
publicação independente de 48 páginas em preto e branco. A obra trata de um
tema abordado várias vezes e poderia passar batida se não fosse pela suavidade
e esmero que o autor utiliza no texto e arte. Mesmo com uma certa
previsibilidade nos rumos, agrada e serve para aplacar um pouco o dia a dia tão
permeado de notícias ruins. “Busker” é sobre sonhos, sobre acreditar,
sobre seguir em frente mesmo quando o mundo diz não (como fala aquela música).
E acima de tudo isso é sobre o poder das canções.
Nota: 6,0
Instagram do autor: https://www.instagram.com/ryansmallman/
A história de Davi e Golias é
universalmente conhecida não somente por aqueles que leram a bíblia, mas por
várias outras pessoas. A vitória da inteligência contra a força bruta, do
pequeno contra o grande, do impossível contra o normal é retratada constantemente
como analogia em diversas situações. Só que o quadrinista escocês Tom Gauld deu
uma bela revertida nesse conceito, recontando as coisas de maneira diferente.
Em “Golias” que a editora Todavia publicou esse ano no Brasil com 96
páginas, o gigante não quer saber de guerra ou briga, prefere a burocracia do
que ir para a batalha. Contudo, devido ao seu tamanho e porte físico é deslocado
para resolver os problemas da guerra, guerra aliás que é retratada com as
irracionalidades e incoerências que lhe são inerentes. Usando poucas cores e
traços simples, Tom Gauld faz uma releitura da parábola com fineza, humor e
relevância aos nossos tempos.
Nota: 7,0
Instagram do autor: https://www.instagram.com/tomgauld/
Massimo Mattioli nasceu na Itália
em 1943 e faleceu em agosto desse ano. O cartunista e quadrinista foi um dos
fundadores de revistas underground como “Frigidaire” e “Cannibale” e aqui teve trabalhos
publicados na extinta e saudosa revista “Animal”. No primeiro semestre de 2019 (e
antes da sua morte), a editora Veneta publicou uma edição de luxo com capa dura,
160 páginas e vários esboços de extras compilando tudo da dupla mais demente e
desvairada já imaginada. “Squeak The Mouse” começou a sair no início dos
anos 80 unindo violência, sexo e subversão com muita desordem e depravação sempre
repetindo a mesma diagramação básica dos quadros. Como se Tom e Jerry
estivessem sobre efeito de todas as drogas possíveis e existentes numa espiral
de carnificina e libertinagem extremada indicada única e exclusivamente para
leitores adultos. Por mais que algumas coisas tenham envelhecido mal ainda é uma
obra com grande valor.
Nota: 7,5
Site oficial: http://www.massimomattioli.com/wp/comix/
O tempo passa, a juventude fica
para trás e no meio da correria louca do processo de sermos adultos e pagar os
boletos esquecemos de pessoas e momentos importantes que permearam essa fase complicada
da vida. É sobre isso que a artista visual e quadrinista paulista Luiza Nasser conversa
em “Lume”, trabalho independente de 68 páginas lançado no ano passado.
Em preto e branco alternando os tipos e estilos de quadros e a força do próprio
desenho a autora conta com extrema delicadeza uma relação que é bem provável
que já tenha acontecido com você ou com algum amigo. Na busca por afirmação,
por encontrar um lugar no mundo, por ter um ombro para recorrer quando a vida sai
do trilho, de saber que você não está sozinho na vida é que “Lume” se destaca
e vai um pouco mais além da sua premissa inicial e brilha de maneira ímpar.
Nota: 8,0
Instagram da autora: https://www.instagram.com/lorinasser/
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