Conheci o Eels lá pelo ano de 1997 quando comprei “Beatiful Freak”, seu primeiro disco de 1996. O som da estréia me chamou muito a atenção, o experimentalismo mesclado com doses de um pop mais acessível, além da mistura de influências, era bem particular. Canções como “Susan´s House” e “Novocaine For The Soul” tocaram muito naquele ano. O Eels virava na época o tipo de banda bacana que você indicava para os amigos.
Depois da estréia o grupo que se confunde com o músico Mark Oliver Everett (ou E. apenas), pois é quase na totalidade um trabalho solo travestido deste, manteve uma carreira sólida e competente. Na cola de “Beatiful Freak” vieram mais dois ótimos registros, “Electro-Shock Blues” de 1998 e “Daisies Of The Galaxy” de 2000. Seu último trabalho havia sido o duplo e apenas razoável “Blinking Lights and Other Revelations” de 2005.
Em 2009, Mark Everett volta a tona acompanhado de uma formação básica que inclui apenas Kool G. Murder (baixo, guitarra e teclados) e Knuckles (bateria e percussão). “Hombre Lobo: 12 Songs Of Desire” é todo baseado no personagem citado em “Dog Faced Boy”, canção de abertura de “Souljacker” de 2001, um cidadão que por sua “estranheza” vive a margem da sociedade, que lhe nega seus caprichos e prazeres, amores e conquistas.
Em Hombre Lobo, o Eels soa cru e enérgico, alterando essa faceta com canções mais calmas, o que acaba por provocar lembranças de todas as suas fases anteriores. Mark Everett aproveita que agora usa um “personagem” e não mais a si próprio, para destilar sem muita culpa, letras que servem rejeição, perdas e desilusões como pratos principais. Para quem já conhece as canções antigas do Eels, o tom triste dos versos não surpreenderá muito.
Passeando entre o rock garageiro com toques de blues de faixas como “Prizefighter” e “Tremendous Dynamite” e melodias como as de “That Look You Give That Guy”, “In My Dreams My” e “Timing Is Off”, além das tradicionais experimentações como “Fresh Blood”, o Eels novamente faz um ótimo disco em “Hombre Lobo”. Conselho: quando a última faixa “Ordinary Man” passar pelo player, melhor esperar alguns minutos antes de recomeçar a viver.
Site Oficial: http://www.eelstheband.com
My Space: http://www.myspace.com/eels
Nenhum comentário:
Postar um comentário