Costumo dizer que a primeira música de um disco define boa parte da atenção que vamos dispensar para ele depois. É certo que isso nem sempre ocorre e muitas bandas preferem abrir os seus trabalhos como uma espécie de introdução em alguma vinheta. Há alguns meses o disco “We Are Jealous We Are Glass”, estréia dos austriacos do Francis International Airport (belo nome não?) desembarcou aqui na casa e sua música inicial é quase um tratado.
“Lost In Design”, abre acusticamente com pequenas distorções, sendo invadida depois por um belo trabalho vocal. Passado algum tempo o vocal é compartilhado por uma mulher (como nas boas canções dos escoceses do Delgados) para depois o ritmo se acelerar um pouco já dando para esperar aquela invasão de guitarras com distorção. Mas isso não ocorre, o que chega é um trabalho de bateria perfeito (como nas baladas do James no disco “Laid”), acompanhado das primeiras insinuações do baixo que carregam a canção para o final.
Você fica tomado pela atmosfera e quando “Lost In Design” cumpre seus mais de seis minutos, acaba sendo arremessado de volta para a realidade. Em sequência temos a oitentista “Dancing Ships”, a indie “Fleabite”, as guitarras e o pop de “Neon Sign” (a que tem menor duração com menos de três minutos), os violões de “Safety Maches”, o post-rock de “Phantom View”, mais guitarras em “Tapehead”, a bonita “Words On Logs”, mais post-rock em “Crashcars” e a épica “Riverside Dogs”, fechando a conta com uma grande e ostensiva chave de ouro.
O Francis International Airport, formado por Markus Zahradnicek (vocal e guitarra), David Zahradnicek (baixo) Manu Kaminski (vocal e teclados), Christian Hölzel (guitarra) e Andreas Ottosson (bateria) traz na sua estréia um disco digno de ser apreciado. Com influências do indie rock, aliada aos anos 80, post-rock e pitadas suaves de folk temos dez ótimas canções. Nada de novo, é verdade. Mas tudo muito bem azeitado e produzido. Grata surpresa de 2008.
My Space: http://www.myspace.com/francisinternationalairport
Nenhum comentário:
Postar um comentário