Estreou no último final de semana por aqui “O Castelo Animado (Howl´s Moving Castle)”, o novo filme do aclamado diretor japonês Hayao Miyazaki (Do premiado “A Viagem de Chihiro”). O diretor que alcançou sucesso internacional com o Oscar, nos entrega mais uma obra prima, que se não é melhor que “A viagem...”, fica no máximo apenas um pequeno degrau abaixo.
Nessa fantástica história animada onde convivem magos, bruxas, castelos andantes e personagens fantasiosos, conta-se a vida de Sophie, uma jovem introspectiva de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu velho pai e que quando uma guerra está prestes a despertar conhece um mago, que indiretamente influi na maldição que a bruxa das terras abandonadas lhe joga, fazendo-a se tornar uma senhora bastante velha.
A partir desse momento o diretor vai envolvendo o espectador com o desenvolvimento da trama e a solução de seus problemas, apresentando seus personagens brilhantes como o Castelo Andante, o Demônio do fogo Cácifer, o Cabeça de Nabo, Marko o responsável pelo castelo, o Mago Hauru e outros tantos que são despejados de forma bem interessante. Neste novo filme de Hayao a preocupação com os detalhes continua incisiva, é de impressionar a quantidade de pequenos objetos, movimentações, detalhes no decorrer do longa.
atuais.
Ainda comparando com sua obra de maior sucesso, talvez “O Castelo...” não tenha a mesma carga de emoção de seu filme anterior, mas com certeza é belo e vale muito a pena ser visto. Apesar de ser suspeito pra falar pois sempre gosto de viagens fantasiosas, o filme nos faz dar uma parada e sair um pouco de tanta realidade imbecil que nos cerca nos dias de hoje.
2 comentários:
Será que aguenta até agosto em cartaz? Ontem eu e a Laura comentamos sobre o horário ingrato desse filme!
o filme e muito bom!devia ganhar todos os oscars!!!
Postar um comentário